Vantagens para empresas efetuarem o Pagamento do IPVA antecipadamente

O pagamento do IPVA é uma das principais preocupações dos gestores de frotas. Os empreendimentos devem cumprir com os prazos para evitar problemas com a legislação e com a circulação do veículo. Além de tudo, é um jeito de prevenir multas e até interrupções dos serviços logísticos.

Para obter diversas vantagens, uma possibilidade consiste em adiantar o pagamento. Com o planejamento adequado, é possível se livrar da obrigação e, ainda, garantir mais robustez para o empreendimento.

Ver também: Guia para fazer uma gestão de frota eficiente

Na sequência, veja como e por que realizar o pagamento do valor do IPVA de forma antecipada.

Quais são as principais vantagens?

A quitação prévia desse montante é extremamente vantajosa, especialmente para empresas que têm grandes frotas. Com a etapa executada do jeito certo, o desempenho é favorecido e gera, até mesmo, competitividade. A seguir, entenda quais são os principais benefícios.

Obtenção de descontos variáveis

O pagamento em uma só vez e de forma antecipada leva a uma redução no custo total referente ao imposto. Isso acontece porque a quitação com parcela única e antes do prazo ajuda os governos estaduais e municipais e diminui os riscos de inadimplência. Para estimular esse comportamento, são concedidos abatimentos.

Tudo está atrelado às condições do governo, mas, em geral, o montante varia de 5 a 15%, dependendo da existência de multas ou da atuação anterior. Em São Paulo, por exemplo, o total atinge até 30%. Para o negócio, o gasto se torna consideravelmente menor, o que permite que os recursos que sobram sejam aplicados em melhorias e em diferenciação.

Regularização completa da documentação

Pagamento do IPVA O pagamento do IPVA de forma antecipada também é importante para garantir a total regularização dos veículos. Isso é fundamental porque qualquer dia de atraso deixa a documentação irregular, o que pode gerar apreensões e multas.

Com tudo em dia, o empreendimento tem a chance de planejar e executar a logística com total segurança. Como consequência, os clientes ficam mais satisfeitos com a experiência e há maior previsibilidade para o negócio.

Simplificação do fluxo financeiro

O pagamento adiantado, em geral, é feito de uma só vez. Isso significa que o estabelecimento não tem que lidar com as diversas parcelas ao longo do tempo. Do ponto de vista administrativo, é um jeito de simplificar as tarefas.

Basicamente, o fluxo de caixa sai favorecido, pois não há contas a pagar nesse sentido. Diante de tantas exigências contínuas — manutenção, combustível, componentes e assim sucessivamente —, a inexistência das parcelas gera simplificação.

Como fazer o pagamento do IPVA de modo antecipado?

Para que a quitação seja realizada da forma adequada, é essencial seguir alguns passos. Com esse procedimento, fica mais simples garantir que a situação esteja regularizada dentro do prazo. Veja quais são os pontos que devem ser observados.

Verifique os prazos

Em primeiro lugar, é preciso entender quais são os prazos de pagamento do IPVA e, principalmente, dos descontos. Cada estado tem suas próprias condições, embora a data final não passe do mês de abril.

Verifique qual é a tabela prevista para o local de atuação e entenda qual é o melhor momento de quitar as obrigações. Em geral, o pagamento nos primeiros dias oferece descontos maiores, graças à falta de atualização sobre a Unidade Padrão Fiscal (UPF).

Faça uma simulação com os valores

Em seguida, entenda quais serão os gastos reais com o pagamento. A simulação é importante para colocar na ponta do lápis quais são os descontos e os ganhos com a antecipação.

Levante os valores para os diferentes tipos e modelos de veículos e aplique as condições de desconto. Dessa forma, é possível identificar, inclusive, o custo de oportunidade e quando é o momento certo de oferecer os recursos.

Tenha ajuda da tecnologia

Dependendo do tamanho da frota, não é produtivo realizar todo o processo de forma manual. Então, a tecnologia surge como um grande auxílio para garantir o bom desempenho no controle e pagamento do imposto.

Um sistema de gestão de frotas ajuda, por exemplo, a levantar os dados relevantes e a realizar cálculos. Além de tudo, é um jeito de acompanhar como anda a regularização de todos os veículos, para garantir que nada saia do previsto.

Como provisionar os recursos para a quitação?

Os gestores também têm que se preocupar em separar o dinheiro necessário para fazer o pagamento adiantado. Como ele ocorre no início do ano e coincide com outros impostos, é importante tomar cuidado para não ficar no vermelho.

Na sequência, descubra como provisionar os recursos necessários para antecipar o custeio referente ao IPVA.

Faça um cálculo do total aproximado

Como visto na simulação de valores, é essencial entender o quanto será pago, de fato. Para já se preparar para o pagamento, o ideal é fazer um cálculo total aproximado, baseando-se na quantidade e nos tipos de veículos.

Convém usar a tabela FIPE para reconhecer o custo de cada veículo, sobre o qual incide a taxa do imposto. Ao somar o de todos os veículos e aplicar o desconto, há uma ideia do quanto será pago. Para não ter nenhum imprevisto, o ideal é separar um montante um pouco além do calculado.

Aproveite o potencial dos investimentos

Quanto maior for a sua preparação, melhores são as possibilidades para quitar os custos. Isso porque, ao separar o dinheiro necessário, é possível aproveitar as aplicações financeiras. Como utilizam juros compostos, elas oferecem a construção de um valor maior para usar no pagamento.

Em vez de solicitar um empréstimo, vale mais a pena separar o dinheiro com antecedência e aplicá-lo em opções seguras. No momento de pagar o IPVA, o rendimento ajuda a cobrir os gastos, o que oferece economia ainda maior.

Reduza os custos de outras etapas

Outro bom jeito de não ficar no vermelho é diminuir as despesas referentes a outras fases da gestão de frotas. Com melhor planejamento logístico e menor gasto com combustíveis, por exemplo, fica menos difícil juntar o dinheiro para custear o IPVA.

Um dos jeitos de fazer isso é por meio da tecnologia. Uma ferramenta de análise de dados subsidia a tomada de decisão e ajuda a diminuir os gastos. Com a contratação da solução adequada, é possível otimizar as finanças.

O pagamento do IPVA de forma antecipada auxilia o negócio a economizar e simplifica várias etapas. Com essas dicas, será viável aproveitar essa possibilidade.

Se quiser tornar o seu gerenciamento ainda melhor, curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro.

Conheça a TFleet, empresa com 26 anos de atuação, especializada em soluções personalizadas para gestão de frotas.